terça-feira, 14 de abril de 2009

Inteligência e crise: ameaça ou oportunidade?

Nestes tempos de crise, a estratégia adotada previamente pela empresa se mostrará acertada ou não. A Inteligência pode contribuir imensamente para dar novos rumos à empresa, caso os tomadores de decisão sejam sensíveis às informações sobre mercado, novos produtos, consumidores potenciais, etc. e saibam como utilizá-las.
Mauro Martins, da MKM Consulting, em artigo publicado no site MetaAnálise, acha que os "momentos de crise são extremamente oportunos para as áreas de inteligência mostrar o seu valor". Achei interessantíssima a abordagem e reproduzo aqui o artigo.
Boa leitura!
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IM deve gerar oportunidades em momentos de crise Inteligência
Por Luciana Robles - 09 de abril de 2009

Mauro Martins, da MKM Consulting
Crise é momento propício para a área de Inteligência de Mercado alavancar novos clientes, nichos e mercados, utilizando sempre a análise como diferencial competitivo.

“O problema financeiro originado nos países mais desenvolvidos mostra que a visão de curto prazo dos tomadores de decisão, a ganância dos administradores, a omissão e a soberba dos reguladores públicos e dos altos dirigentes das empresas nos levou a perdas enormes”. A constatação foi feita por Mauro Martins, sócio-diretor da MKM Consulting e professor com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Estratégia, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Inovação, durante chat realizado pela CIM - Comunidade de Inteligência de Mercado - do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), que teve como tema 'Como a Inteligência de Mercado pode colaborar para gerar novas oportunidades na crise'.

Para o especialista, momentos de crise são extremamente oportunos para as áreas de Inteligência mostrar o seu valor. Martins explica que primeiro passo é utilizar a inteligência para se analisar corretamente os impactos da crise no negócio da empresa e também no setor em que seu negócio está inserido. “Devemos sempre fazer uma análise de correlação”, afirma.

Como exemplo, Mauro cita as análises que mostram que no Brasil, apesar da queda de confiança, do medo e da perda de empregos, o consumo não reduziu dramaticamente; em alguns casos, o que ocorreu foi o 'downgrade', no qual os produtos mais simples e baratos ganharam espaço.

“Assim, quais são as oportunidades no Brasil apesar da crise? Podemos concluir que se tivermos produtos corretos ao momento, teremos boas vendas”, diz o executivo.

“Por isso, devemos ver alguns KITs – tópicos chave de inteligência – que estamos respondendo para nossos clientes”, argumenta Martins. Para o especialista, o setor de IM deve levar em conta muitas questões, como por exemplo, 'quais são os novos hábitos de consumo'? Qual o risco de se lançar um 'novo produto' para este novo consumidor?', 'Quais são as parcerias estratégicas que devemos fazer para novos canais e mercados?', 'Como reposicionar os meus produtos ou serviços para este novo tipo de consumo'?.

“Por exemplo, quem não comprava nas Casas Bahia e comprou no último ano, depois de um reposicionamento de público-alvo da empresa? Eu Mauro sim”, afirma Martins. Isto porque, muitas vezes é até mais interessante aumentar o público-alvo de um produto já existente e conhecido do que lançar um outro. Mas, a direção se este é realmente o melhor caminho para o negócio só virá depois de muita análise. Entre os modelos de análise, Martins destaca o SWOT, as 5 Forças de Poder, e o VRIO (Valor, Raridade, Imitação e Organização), “um modelo que visa saber o que o cliente realmente valoriza em seus produtos e serviços”.

Por fim, Martins lembra que a crise é um momento propício para a área de Inteligência de Mercado alavancar novos clientes, nichos, mercados, fidelização, etc. “Mas sempre com muita análise, afinal, elas são o nosso diferencial competitivo”, ressalta o especialista.

4 comentários:

Administrador disse...

parabens pela postagem!
acho que é por aí. Visao periferica já deixou de ser luxo ou privilegio de poucos. Inteligencia de forma sistematizada nao precisa muito, pode crer!
Entretanto, existem empresas, executivos, e afins, que ainda não enxergam a importancia de olhar pra fora, com sede de aprender com os outros, humildade, sobretudo. Muita gente diz que olha para o ambiente competitivo, ou até olha mesmo, mas no fundo a mesma hitoria se repete: we are the best, f##k the rest!
Rest in peace, guys...
abs
aurelio

Creso Batista disse...

Oi,
muito boa a materia.

Anônimo disse...

Está crise estava anuciada (agora êh fácil dizer). Todo mundo estava ganhando com a farra da valorização dos ativos(acoes,imóveis,) mas ninguem estava disposto ou a ganacia cegou a todos

Anônimo disse...

Está crise estava anuciada (agora êh fácil dizer). Todo mundo estava ganhando com a farra da valorização dos ativos(acoes,imóveis,) mas ninguem estava disposto ou a ganacia cegou a todos