domingo, 3 de agosto de 2008

Ferramentas da web 2.0 para IC


Semana passada participei do 2º Seminário sobre Informação na Internet e do 2º Congresso Ibero-Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (GeCIC), realizados em Brasília, no novíssimo Conjunto Cultural da República, no período de 27 de julho a 1º de agosto.
Neste evento, aconteceu também a entrega do III Prêmio de Inovação em Inteligência Competitiva, da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC). O Prêmio foi criado em 2004 para "incentivar a pesquisa e a inovação no âmbito da Inteligência Competitiva", segundo a ABRAIC. Dentre os cinco finalistas que receberam menção honrosa e terão os trabalhos publicados, encontram-se nossas colegas de turma Fabiana Almeida e Renata Teixeira (na foto, com o merecido prêmio. Parabéns, meninas!), com um trabalho sobre análise em IC a partir da ferramenta VantagePoint.

Os temas, como se pode deduzir do títulos dos eventos, foram predominantemente voltados para a Web 2.0, que chega até nós como a Internet voltada para o compartilhamento de conhecimentos e criação de conteúdo pelo próprio usúario, ao qual deu-se no nome de "prosumer", ou seja, o usuário como produtor e consumidor do conhecimento.

A Web 2.0 permite que o pesquisador da informação, além de se comunicar melhor e mais rapidamente com seus colaboradores, também consiga obter informação mais facilmente.

Para a disponibilização das informações que serão transformadas em conhecimento e posteriormente em inteligência, hoje contamos com inúmeras ferramentas que podem ajudar imensamente na atividade de coleta e organização dessas informações.

O Google foi o exemplo Web 2.0 por excelência. Quase todas os palestras que abordaram as ferramentas de colaboração citaram uma ou outra ferramenta criada pela empresa.

Alguns dos muitos palestrantes do evento, dentre eles, o Prof. Luc Quoniam, trouxeram exemplos de ferramentas colaborativas que podem ser usadas, inclusive, para a Inteligência Competitiva, as quais achei bastante interessantes, pois, além de eficientes, em sua maioria, são de acesso aberto e livre e, para aproveitar a premiação de nossas amigas, trago uma lista com algumas das muitas opções mostradas.

Das ferramentas apresentadas, a que mais me chamou a atenção foi o Zotero, que traz funcionalidades como inclusão de citações (manual ou automaticamente), captura de texto completo, páginas web, imagens, objetos digitais diversos, anotações, captura de metadados, marcação de textos, criação de bibliografias exportáveis para o Word e com funções de rede social e outras ainda em desenvolvimento. Ou seja, aquela planilha Excell que aprendemos lá no início para organizar nossa coleta de dados, pode ser aposentada, pois agora vai ficar imensamente mais fácil estruturar nossos dados. Este, eu pretendo testar.

Quem quiser usar e depois comentar o que achou das ferramentas, esse vai ser um espaço perfeito para compartilhar essa experiência.

Abraços a todos.



Agregadores de feeds

- Acompanhar automaticamente a atualização sites, catálogos, etc., sem a necessidade de entrar nas páginas.

Exemplos: RSS, Atom Feed, XML, Google Reader


Gestão de citações e pesquisas

- Organização de informações coletadas para posterior recuperação.

Exemplo: Zotero (http://www.zotero.org/).

Bookmark compartilhado

- Permite que seus favoritos sejam compartilhados com outros.

Exemplos: Del.icio.us, Google Shared Stuff

Redes sociais

- Criação e participação em comunidades com interesses convergentes.

Exemplos: LinkedIn, MySpace, Facebook, Orkut

Gestão de conteúdo e compartilhamento de registros

- Catálogos on line criados a partir de coleções de bibliotecas ou do próprio usuário.

Exemplos: LibGuides – Web 2.0 for libraries (http://www.libguides.com/), LibraryThings (http://br.librarything.com/)

Blogs

- Publicação e comunicação.

Exemplos: Blogger, TypePad, BlogWare, WordPress, Bloglines, etc.

Compartilhamento e colaboração de conteúdos gráficos, audiovisuais e textuais

– Compartilhamento.

Exemplos: Flickr, Digg, Wikipédia, You Tube, SlideShare, Google Docs, Picasa

Transmissão de programas sonoros

– Exemplo: Podcast

Mundo virtual

– Negócios, Pessoas, Instituições, etc., representadas em ambiente virtual. Exemplo: Second Life

4 comentários:

Angela Oliva disse...

Meninas
Vocês vão ter que dar uma aula sobre essas ferramentas e tudo que viram de IC no Congresso em Brasília e fora dele durante todo ese ano de MBA.

P.S.: Renata está linda, exibindo seu prêmio!

Angela

Anônimo disse...

Renata,
Você está um espetáculo na foto com seu merecido prêmio.
Tânia, você sempre tão gentil em transmitir a todos os conhecimentos que adquire nos congressos e seminários que participa.
Estava com muita vontade de participar deste evento. Infelizmente a empresa que trabalho não disponibiliza recursos para o profissional terceirizado se capacitar. As coisas são um pouco difíceis neste campo. Atualmente estou com o dinheiro muito curto e não tenho como bancar um evento deste valor.
Com a gentileza de suas informações poderei estar um pouco mais perto dos acontecimentos.
Concordo com a Angela quando diz que vocês tem que dar uma aula para nós. Ficarei aguardando e torcendo.
Parabéns a todas.
Beijos,
Elizabeth Arouca

Tania Deodato disse...

Para quem perguntou sobre as palestras do evento, segue o link onde elas foram disponibilizadas:
http://si2008.ibict.br/anais.php

O professor Luc Quoniam também divulgou o link onde ele disponibiliza todos os seus textos, desde 1987 até o presente: http://quoniam.univ-tln.fr

Aproveitem!

Anônimo disse...

Parabens Renata e Fabiana!